Aliança 2018 Comunidade Batista Bíblica


ALIANÇA 2018 CBB
Um Tempo como o de Neemias - Tempo de Portas Restauradas


Pelo Espírito Santo entendemos que ainda estamos passando como igreja local esse tempo que chamamos Tempo como o de Neemias. No ano passado, o Senhor nos fez perceber que a reconstrução dos muros da cidade de Jerusalém, destruída pelos babilônicos, a restauração de suas portas e do Templo, pela liderança de Esdras, Neemias e Zorobabel, seria precedida pela resistência contínua de Sambalate, Tobias e Gesém.

Essa resistência com a tentativa de paralisar e eliminar os propósitos de Deus na vida do povo e dos líderes foi o primeiro e o grande impasse que Neemias precisou enfrentar pela oração e por ações concretas de segurança a fim de que terminasse a obra que o Senhor havia colocado em seu coração. Isso teve um tempo determinado, como falamos no ano passado e, após essa resistência ter fim, Neemias, os líderes e o povo puderam finalizar o que haviam de fazer no tempo certo, restando somente alguns detalhes a serem sanados.

Como igreja local, também sofremos – e não é do ano passado para cá, mas sempre – muitas resistências internas e externas para que não crescêssemos, não implantássemos a visão de Deus e para que não avançássemos até o ponto no qual estamos e perdêssemos toda a esperança no futuro proclamado por Deus desde a data de nossa fundação. Porém, contra todas as expectativas negativas contra nós, estamos em pé diante do Eterno e crendo agora, mais do antes, que suas promessas, sua visão particular para nossa Comunidade e seus propósitos serão alcançados neste tempo certo, em Seu kairós, que se abriu hoje diante de nossos olhos.

Neste ano de 2018, continuamos no tempo com o de Neemias. As resistências internas e externas foram retiradas e podemos avançar para as restaurações que estão diante e nós. O segundo passo que Neemias precisou implantar foi a restauração das portas que estavam queimadas pela invasão de 70 anos atrás. Cada uma dessas portas possui um significado espiritual nesse processo, e, por isso, neste ano todo iremos ressaltar a importância dessas portas em nossas vidas e sua conexão em Cristo na Nova Aliança. Venha conosco mais esta milha e ande naquilo que Deus em Cristo nos revela para esse tempo.

A RESTAURAÇÃO DAS PORTAS
Neemias 3

Neste capítulo vemos o processo da restauração das portas da cidade. Essas portas tinham nomes. Seus nomes significavam coisas espirituais e concretas na vida de todos os que passavam por elas. Vejamos a lista:

Porta das Ovelhas ou do Gado (v.1)
Porta do Peixe (v.3)
Porta Velha (v.6)
Porta do Vale (v.13)
Porta do Monturo (v.13)
Porta da Fonte (v.15)
Porta das Águas (v.26)
Porta dos Cavalos (v.28)
Porta Oriental (v.29)
Porta de Miphkad (da Atribuição ou da Guarda) (v.31)
Porta de Efraim (12:39). É uma outra porta mencionada fora do capítulo 3.

Apenas as 10 portas principais foram mencionadas no capítulo 3 como sendo aquelas que necessitavam de restauração, e são os nomes delas que nos interessam para o ano de 2018. Cada uma delas têm um significado físico – sua utilidade para as pessoas da época – e um significado espiritual, que se sobressai ao tempo e alcança os nossos dias na Nova Aliança.

A Porta das Ovelhas ou do Gado

Era a porta por onde as ovelhas eram levadas para serem sacrificadas no Templo. Era a menor das portas, pois apenas os animais passavam por ela e não pessoas. Para nós essa porta significa o cuidado divino conosco, suas provisões tanto para pagar o preço pelos pecados, como para uma vida consagrada a Ele.



A Porta do Peixe

Era a porta por onde entravam os peixes vindos do Mar da Galiléia que eram comercializados ali nas imediações. O peixe era um dos principais alimentos da população da época. Para nós significa a multiplicação do alimento para a nossa sobrevivência vindo de Deus.

A Porta Velha

Era a porta da parte mais antiga da cidade. A porta velha simbolizava a tradição e a história falada dos hebreus acerca das gerações de sua origem. Fala das tradições, dos marcos antigos do povo escolhido. Paras nós significa o tratamento correto com o passado e a manutenção das boas memórias.

A Porta do Vale

Era a porta por onde passavam os esgotos da cidade e as águas gerais se projetavam e se espalhavam pelo Vale do Cedrom. A limpeza líquida era feita por essa porta. Para nós significa a limpeza interior que procede de uma vida habitada pelo Espírito de Deus.

A Porta do Monturo

Era o local por onde o lixo da cidade era posto fora. A limpeza física era feita por essa porta. Para nós significa a limpeza do corpo como templo do Espírito Santo.

A Porta da Fonte

Era o local onde possuía várias fontes e tanques naturais de águas para o uso comum das pessoas. A principal delas era a fonte de Siló. Para nós significa a restauração da fonte de águas vivas criadas em nós pela vida do Espírito Santo fluindo em nós.

A Porta das Águas

Era a porta por onde fluía a água que supria e abastecia toda a cidade. Os aquedutos levavam as águas aos pontos principais de onde o povo se utilizada diariamente. Para nós significa a vida de Deus fluindo em poder restaurador em todas as áreas de nossas vidas.

A Porta dos Cavalos

Local por onde os cavalos de batalha e de uso especial passavam. Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Um cavalo era símbolo de força. Para nós essa porta significa a força, o fortalecimento que vem do Senhor às nossas vidas.

A Porta Oriental

É também chamada de Porta Dourada ou Portão de Ouro. Não se sabe exatamente a data de sua construção, mas ela dava acesso ao Monte do Templo, era uma porta usada pelos sacerdotes para irem aos rituais do Templo. Foi a porta por onde Jesus passou para entrar em Jerusalém e para ir ao Calvário e está fechada até hoje. É a porta do Messias. O portão foi fechado em 1541 por ordem do sultão otomano Solimão, o Magnífico, porque, segundo a tradição judaica, seria por esse portão que o Messias profetizado no Antigo Testamento iria utilizar para entrar na cidade. Os muçulmanos criaram um cemitério fora do portão, como eles estavam convencidos da profecia de Elias, o precursor do Messias que anunciou que, em seu retorno, o novo profeta não se atreveria a entrar no lugar porque ele era um cohen (um sacerdote). De fato, a entrada de sacerdotes judaicos em um cemitério é totalmente vedada, por causa da impureza.

Para nós significa a esperança futura de nossa redenção final. A espera do arrebatamento da igreja, da segunda vinda do Senhor.

A porta de Miphkad (da Atribuição ou da Guarda)

Era a porta oficial por assim dizer, onde todos os processos legais passavam por ali: os julgamentos que condenavam e prendiam ou absolviam, os guardas da cidade e do Templo para as suas atribuições diárias e até num tempo mais tarde o Sinédrio se reunia para fazer decretos e leis. Para nós significa a restauração da proteção pela obediência aos decretos e mandamentos do Senhor para o nosso benefício.

Assim compreendemos esse tempo no ano de 2018, como um tempo de restauração dessas portas em nossas vidas, famílias e igreja local. Pedimos a graça abundante de Deus em Cristo Jesus para vivermos esse caminho em plenitude para a glória e a honra dEle mesmo!


Essas são as restaurações que queremos:

1)      Provisão espiritual
2)      Multiplicação
3)      Tratamento correto do passado.
4)      Limpeza interior
5)      Santidade do corpo.
6)      Vida no Espírito
7)      Viver restaurado
8)      Fortalecimento espiritual
9)      Esperança e futuro
10)  Proteção pela obediência.

Graça e paz a todos e todas que amamos no Senhor.


Carlos & Cristina Carvalho
Bispos da Comunidade Batista Bíblica

Janeiro de 2018.

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