RESOLUÇÃO DE CONFLITOS na Perspectiva Bíblica



RESOLUÇÃO DE CONFLITOS na Perspectiva Bíblica


Os conflitos de quaisquer ordens existem em todos os ambientes na raça humana, seja na sociedade, no trabalho, na família ou na igreja. Eles são motivadores dos problemas interpessoais, da quebra da comunicação e de comportamentos e sentimentos que criam confusão e desconfiança. Um especialista afirmou:

Os indivíduos reagem diferentemente à tensão interpessoal. Alguns resistem a ela, outros a evitam, e há alguns que parecem deleitar-se nela. Tal tensão é sempre potencialmente ameaçadora, e assim frequentemente agimos de maneira a proteger-nos. Ocultamos nossos sentimentos e inseguranças, por exemplo, tentando sutilmente manipular outros e pretendendo ser algo que não somos. Todas essas táticas têm o seu preço e nos influenciam física, psicológica, social e espiritualmente. (COLLINS, 1980, p.289).

Os conflitos podem surgir de diversas fontes, entre elas, destacamos: a incompatibilidade de pontos de vistas sobre o mesmo fato; diferenças entre formas de agir; incompatibilidade entre os resultados desejados ou onde queremos chegar; diferenças em relação àquilo que nos é importante, ou seja, nos valores e ideais e incompatibilidade de sentimentos e emoções. Todas essas coisas são fatores comuns aos seres humanos, porém, de acordo com a Escritura Sagrada, o Senhor espera um comportamento diferente de seus filhos e filhas.

Em linhas gerais, vejamos o que a Escritura nos ensina sobre o tema da resolução de conflitos para que possamos terminantemente nos apropriar desses princípios para a nossa vida e aplicarmos em nossas relações interpessoais em todos os ambientes que estivermos. Eis alguns textos e deixemos que eles falem por si mesmos:

Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus, pois que Ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.
Mateus 5:44,45

Contudo, tenho a declarar a vós outros que me estais ouvindo: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; abençoai aos que vos amaldiçoam, orai pelos que vos acusam falsamente. Ao que te bate numa face, oferece-lhe igualmente a outra; e, ao que tirar a tua capa, não o impeças de tirar-te também a túnica.
Lucas 6:27-29

"Se o seu irmão pecar contra você, vá e, a sós com ele, mostre-lhe o erro. Se ele o ouvir, você ganhou seu irmão. Mas se ele não o ouvir, leve consigo mais um ou dois outros, de modo que ‘qualquer acusação seja confirmada pelo depoimento de duas ou três testemunhas’. Se ele se recusar a ouvi-los, conte à igreja; e se ele se recusar a ouvir também a igreja, trate-o como pagão ou publicano.
Mateus 18:15-17

Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco!’, corre o risco de ir para o fogo do inferno. "Portanto, se você estiver apresentando sua oferta diante do altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali, diante do altar, e vá primeiro reconciliar-se com seu irmão; depois volte e apresente sua oferta.
Mateus 5:22-24

Portanto, eu lhes digo: tudo o que vocês pedirem em oração, creiam que já o receberam, e assim lhes sucederá. E quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, perdoem-no, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados". Mas se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está no céu não perdoará os seus pecados.
Marcos 11:24-26

Com toda humildade e mansidão, com paciência, suportando-vos uns aos outros em amor, [...] Pelo contrário, sede bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando uns aos outros, da mesma maneira como Deus vos perdoou em Cristo.
Efésios 4:2,32

Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor. Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
Romanos 12:18-21

Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição. E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos
Colossenses 3:13-15

Irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo suplico a todos vocês que concordem uns com os outros no que falam, para que não haja divisões entre vocês, e, sim, que todos estejam unidos num só pensamento e num só parecer.
1 Coríntios 1:10

Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.
1 João 4:20,21


Carlos Kleber Carvalho, Bp.
© Todos os direitos reservados, 2018.

Bibliografia:

BÍBLIA Sagrada Nova Versão Internacional e King James Atualizada online.

COLLINS, Gary R. Aconselhamento cristão / Gary R. Collins; trad.: Neyd Siqueira. – São Paulo: Vida Nova, 1995.

The Student Counseling Virtual Pamphlet Collection,http://counseling.uchicago.ed/vpc/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão Diário 224

O CAMINHO DA RIQUEZA PESSOAL, material e espiritual

PLANO DE LEITURA BÍBLICA