NADA MAIS QUE A VERDADE...



NADA MAIS QUE A VERDADE


“E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará”.
Jesus Cristo (João 8:32)


Independente de qual conceito filosófico ou religioso que tomemos, a Verdade pode ser mais simplesmente definida, como a afirmação do que é correto, do que é seguramente o certo e está dentro da realidade apresentada. Portanto, a definição de Verdade, em qualquer situação, passa pelo fato, pela realidade e por aquilo que ela representa de superior.

O texto escolhido acima não está apresentando uma verdade filosófica, religiosa ou sequer conceitual, consequentemente, se apresenta aqui, a Verdade como uma realidade, e, em consonância com um verso posterior (o 6, do capítulo 14[1]), como sendo a expressão de uma pessoa superior ou divina: o próprio Cristo autodeclarado como a Verdade suprema, ou a Verdade sobre todas as verdades.

Quantos já não ouviram essas expressões: “A verdade tem que ser dita, doa a quem doer!” ou “A verdade nua e crua”. Elas normalmente têm a aparência de insensibilidade quando mencionadas por algumas pessoas, mas por certo, estão longe disso. Em primeira instância, a verdade não deseja chocar seu ouvinte ou impor um rigor e dureza à mente de alguém com a finalidade de demonstrar que ele necessita estar preparado para as asperezas da vida. Não é esta a intenção da verdade, embora sejam verdadeiras as declarações anteriormente feitas.

A real intenção da Verdade, independente, do que pensemos filosoficamente ou religiosamente sobre ela, é corrigir um pensamento, ajustar uma cosmovisão, sinalizar o caminho correto, e, para além disso, nos mover inteiramente na direção daquilo (ou daquele) que ela representa como superior ou divino. Em outras palavras, a Verdade – e somente ela – nos leva à sua fonte, à sua origem, que é Deus, e a partir do encontro com esta realidade, moldamos, completamos, ajustamos, corrigimos, avaliamos, convertemos, mudamos, alteramos, se necessário, toda a nossa conduta, nossos pensamentos, nossa visão da vida, do mundo e do universo.

Quando nos encontramos com a Verdade, ou antes, quando somos achados e alcançados por ela, aí há a libertação prometida no texto inicial. A Verdade abre uma via ampla por onde flui novos pensamentos e conhecimentos, nova sabedoria e habilidades que têm o poder concreto de romper qualquer prisão mental ou comportamental nas quais estejamos cativos. A Verdade altera, para sempre e terminantemente, toda a nossa existência. Depois disso, não se pode voltar mais atrás, sob pena de se destruir e de se autossabotar eternamente.


Carlos Kleber Carvalho, Bp.
Teólogo
23 de dezembro de 2018



[1] Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. (João 14:6).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão Diário 224

O CAMINHO DA RIQUEZA PESSOAL, material e espiritual

PLANO DE LEITURA BÍBLICA