TRANSPARÊNCIA LIBERTADORA



Transparência libertadora

Deparei-me com um texto em minhas leituras diárias que me interessou bastante. Era uma resenha sobre um certo livro de arquitetura, e nela, o autor, o professor Niko Salingaros, tece seus argumentos e impressões pessoais sobre o tema. No decorrer de sua escrita, uma frase me impactou enormemente:

“Um lado obscuro da sociedade humana é que ela está mais do que disposta a encobrir — e até suprimir — o comportamento reprovável de pessoas que são consideradas importantes”.

Essas são fortes palavras. Me impactou por elas serem um eco aproximado das palavras do apóstolo Paulo cerca de dois mil anos atrás: “como está escrito: Não há justo, nem um sequer” (Romanos 3:10) e: “pois todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Romanos 3:23).

Todos somos falhos em algum nível. Todos estamos tentando melhorar e acertar mais em nossas vidas. Nenhum de nós é de fato perfeito, com o tempo e treinamento, melhoramos nosso comportamento e adquirimos novos hábitos, mas navegamos no mesmo barco da existência. Muita gente já pulou da embarcação ao longo dos séculos, e os que ficaram estão buscando um alvo mais elevado.

Por tudo isso, não devemos nos preocupar em viver obsessivamente tentando esconder nossos erros e fracassos pessoais. É possível sermos mais humildes e sinceros acerca de nossas próprias condições humanas. Não se deve temer que as pessoas “descubram” nossas falhas. Paz interior é o melhor remédio nestas situações.

Existem algumas coisas que são terminantemente PROIBIDAS para mim e para você: 1) Nunca deixe de pedir perdão ao Eterno Deus; 2) Não deixe de perdoar-se a si mesmo; e 3) Jamais deixe de adquirir novos comportamentos positivos e benéficos e de abandonar hábitos ruins e imorais ao longo de toda a vida.

Carlos Carvalho, Bp. Fevereiro de 2019

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão Diário 224

O CAMINHO DA RIQUEZA PESSOAL, material e espiritual

PLANO DE LEITURA BÍBLICA