Quando é que saímos debaixo da Verdadeira Cobertura Espiritual?



QUANDO SAÍMOS DEBAIXO DA VERDADEIRA COBERTURA?

Muito se ouve e se lê ultimamente sobre a ideia de cobertura espiritual, como se isso fosse assunto de homens e não um assunto divino. Por outro lado, há um tremendo equívoco com o entendimento da palavra cobertura. Ainda que pessoas como pastores, líderes, mestres ou governantes tenham e exerçam de fato autoridade sobre outros, todavia, a cobertura espiritual somente pode ser realizada por Deus. Existem palavras bíblicas que só comportam Deus como sujeito e não homens ou anjos. Apenas Deus é a cobertura de alguém, outros não podem exercer essa posição.

De outra maneira, quando muitas pessoas falam de cobertura espiritual, na verdade gostariam de expressar a ideia de uma “cobertura” de oração e intercessão, podendo ir até mesmo a um certo nível de cuidado, mentoreamento ou preocupação com a vida do outro, mas não de uma real cobertura humana de autoridade espiritual sobre alguém. Trazendo para nosso ambiente cristão, em verdade há os que foram chamados e ordenados por Deus para exercerem autoridade e a presidir a Igreja local por meio de funções, ofícios e ministérios, dados pelo próprio Deus, todavia, autoridade não é uma cobertura real.

Uma igreja não é sua cobertura, um pastor, bispo, líder ou qualquer outro ministro não são sua cobertura; um prefeito, governador ou presidente não são sua cobertura. Seres humanos ou sistemas não podem se tornar sua cobertura espiritual, podem exercer autoridade vocacionada ou autoridade constituída, porém, autoridade de cobertura espiritual, jamais. Isso não é para trazer confusão na igreja ou atentar contra as autoridades espirituais e constitucionais que existem, mas para exaltar a verdadeira cobertura que emana do Eterno Senhor.

Da mesma forma, não nos ocupamos aqui, com o conceito de paternidade ou paternidade espiritual, coisa necessária e essencial ao povo de Deus e com claro ensino bíblico – leia João 6:49; Romanos 4:17; 1 Coríntios 4:14-15; 1 Timóteo 1:2; Tito 1:4; Hebreus 12:9-10; 3 João 1:4 e outros –. Essa paternidade, via de regra, diz respeito a expressões como “pai ou mãe na fé”, quando nos referimos aos que conduzimos a Cristo, e a pais espirituais, quando lidamos com os pastores que conduzem os discípulos de Cristo na vida cristã.

A cobertura espiritual que procede de Deus é pura e benéfica. Gera paz e vida, e não atua abusivamente sobre os que protege. Quando queremos fazer as coisas de nosso próprio modo ou seguir caminhos criados por nossos pensamentos, sem considerar a vontade de Deus ou sua Palavra, passamos a ser independentes e, consequentemente, saímos de debaixo da verdadeira cobertura espiritual. Deixar essa cobertura é estar desprotegido na vida e ficar por conta própria. Os resultados nunca serão bons. Podem até demorar um pouco para virem, mas eles virão.

Digo isso não para provocar medo maligno, mas para por em nossas mentes o temor verdadeiro de Deus. Devemos temer profundamente a mínima ideia de sair de debaixo da cobertura divina ou de criar argumentos humanos e de sabedoria demoníaca para sermos guiados de acordo com sentimentos e pensamentos que nos afastem da cobertura dele. Igualmente, Deus jamais intentou que eu ou você simplesmente deixássemos de estar debaixo de autoridade humana, seja vocacionada ou constituída (Romanos 13).  Leiamos alguns textos que esclarecem esse ensino e, ao final deles, concluo:

Os sábios foram envergonhados, foram espantados e presos: eis que rejeitaram a palavra do Senhor; que sabedoria pois teriam?
Jeremias 8:9

Pelo que, como a língua de fogo consome a estopa, e a palha se desfaz pela chama, assim será a sua raiz, como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel.
Isaías 5:24

Assim diz o Senhor: Por três transgressões de Judá, e por quatro, não retirarei o castigo, porque rejeitaram a lei do Senhor, e não guardaram os seus estatutos, antes se deixaram enganar por suas próprias mentiras, após as quais andaram seus pais.
Amós 2:4

Então fizeram os filhos de Israel o que parecia mal aos olhos do Senhor: e serviram aos baalins. E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após doutros deuses, dentre os deuses das gentes, que havia ao redor deles, e encurvaram-se a eles: e provocaram ao Senhor a ira. Porquanto deixaram ao Senhor: e serviram a Baal e a Astarote. Pelo que a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os deu na mão dos roubadores, e os roubaram: e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor: e não puderam mais estar em pé diante dos seus inimigos. Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha dito, e como o Senhor lho tinha jurado: e estavam em grande aperto.
Juízes 2:11-15

E disse o Senhor: Porque deixaram a minha lei, que publiquei perante a sua face, e não deram ouvidos à minha voz, nem andaram nela. Antes andaram após o propósito do seu coração, e após os baalins, que lhes ensinaram os seus pais. Portanto assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que darei de comer alosna a este povo e lhe darei a beber água de fel.
Jeremias 9:13-15

Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.
Jeremias 2:13

Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. [...] Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro: a sua verdade é escudo e broquel.
Salmos 91:1-4

E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois varões que estavam com ele. E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas, uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias; não sabendo o que dizia. E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram. E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.
Lucas 9:32-35

OUVI-ME, ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome. E fez a minha boca como uma espada aguda, com a sombra da sua mão me cobriu: e me pôs como uma frecha limpa, e me escondeu na sua aljava.
Isaías 49:1,2

E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de Deus, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
Apocalipse 7:14,15

E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; pelo que também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
Lucas 1:35

Jerusalém, Jerusalém! Você mata os profetas e apedreja os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, mas vocês não quiseram!
Mateus 23:37

Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte.
1 Pedro 5:6

E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus.
Mateus 23:9

Estes são somente alguns textos que descrevem a ideia do tema da cobertura espiritual que só pode ser feita por Deus. A leitura simples deles nos darão uma amplitude da dimensão do que queremos dizer. Sair de debaixo dessa cobertura descrita nos textos é que é o grande problema. É prejudicial para a pessoa, sair de debaixo da cobertura espiritual de Deus, tanto quanto se colocar debaixo de uma cobertura humana que não procede de Deus. Ambos os casos são destrutivos. Da mesma forma, quem está corretamente debaixo da cobertura espiritual do Senhor não encontra qualquer problema em se colocar debaixo de autoridade humana que foi vocacionada pelo Eterno.

Graça e paz a todos e todas, no amor de Jesus Cristo, Senhor de todos nós!

Carlos Carvalho
Verão de 2020

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão Diário 224

O CAMINHO DA RIQUEZA PESSOAL, material e espiritual

PLANO DE LEITURA BÍBLICA