Como Pais Espirituais

Como Pais Espirituais

 

“(11) E vocês sabem muito bem que tratamos cada um de vocês como um pai trata os seus filhos, (12) exortando, consolando e admoestando vocês a viverem de uma maneira digna de Deus, que os chama para o seu Reino e a sua glória. (13) Temos mais uma razão para, incessantemente, dar graças a Deus: é que, ao receberem a palavra que de nós ouviram, que é de Deus, vocês a acolheram não como palavra humana, e sim como, em verdade é, a palavra de Deus, a qual está atuando eficazmente em vocês, os que creem.”

1 Tessalonicenses 2:11-13

 

Estas são as principais razões da verdadeira paternidade cristã por parte dos pastores com o povo bendito do Senhor. Pastores não pais reais das pessoas, mas atuam como se fossem pais espirituais e desejam o melhor para aqueles e aquelas que cuidam para o Sumo Pastor, Jesus. Que texto espetacular!

 

Agindo como pais, os pastores exortam. Exortar é chamar a atenção para o erro e dizer qual o caminho certo. Quem não se deixa exortar pelos seus pastores agem como bastardos e rebeldes (Hebreus 12:8), vivendo por conta própria, sem prestar respeito a Deus e aos seus líderes. Esta tem que ser uma relação em submissão e amor.

 

Agindo como pais, os pastores consolam. Consolar é uma palavra mal compreendida. Jesus foi o primeiro Consolador e enviou o segundo, o Espírito Santo. Consolar é agir em favor de alguém com o objetivo de lhe curar e libertar de alguma opressão ou mal. Quem consola, atua para retirar a pessoa de seu estado de cativeiro e para que ela seja livre.

 

Agindo como pais, os pastores admoestam. Admoestar é aconselhar. De maneira branda e firme, os pastores aconselham que as pessoas corrijam sua trajetória de vida ou lhes indicam um caminho mais claro a seguir. Aconselhar não é apenas ouvir, mas orientar a pessoa a andar de acordo com os princípios do Eterno e com sua vontade benigna.

 

Finalmente, as palavras pastorais não são palavras humanas – quando ditas nestes ambientes descritos – e devem ser recebidas como são na verdade, como Palavras vindas de Deus para a vida das pessoas a fim de que elas levem uma vida digna do Senhor. Quando as palavras pastorais não possuem os elementos do texto acima, não há com o que se preocupar, mas se o intuito é o descrito, devem ser recebidas como Paulo escreveu. Esta Palavra de Deus age ativamente na pessoa para o seu exclusivo benefício.

 

Carlos Carvalho, Bp.

Sabbat, 30 de maio de 2020.


Comentários

  1. Verdade que Deus abençoe a vida de todos os pastores com gracas de amor de paz e de plena sabedoria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pão Diário 224

O CAMINHO DA RIQUEZA PESSOAL, material e espiritual

PLANO DE LEITURA BÍBLICA