MILAGRES

MILAGRES

 

Tenho lido e visto algumas propagandas bem interessantes sobre milagres. A mentalidade que se deve possuir, passos específicos a dar, palavras certas a dizer e até mesmo pensamentos positivos para que o milagre aconteça na vida do que necessita. Creio em milagres, já vi alguns acontecerem comigo e com pessoas próximas de mim, mas quero abordar essa questão por um olhar diferente. Ofereço para leitura um texto de milagres bem conhecido da Cristandade, no evangelho de João:

 

“Passadas essas coisas, havia uma festa dos judeus, e Jesus foi para Jerusalém. Existe ali, junto ao Portão das Ovelhas, um tanque, chamado em hebraico Betesda, o qual tem cinco pórticos. Nestes jazia uma multidão de enfermos, cegos, coxos, paralíticos [...] Estava ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou: — Você quer ser curado? O enfermo respondeu: — Senhor, não tenho ninguém que me ponha no tanque, quando a água é agitada. Quando tento entrar, outro enfermo chega antes de mim. Então Jesus lhe disse: — Levante-se, pegue o seu leito e ande. Imediatamente o homem se viu curado e, pegando o leito, começou a andar. E aquele dia era sábado.” (João 5:1-9)

 

Não quero pregar, é somente uma reflexão. Aquele homem no tanque, após 38 anos de “busca” de seu milagre, não sabia que, aquele que parecia ser apenas mais um dia de tentativas frustradas, seria o dia no qual seu sofrimento e sua condição terminaria definitivamente pela ação de Jesus. Milagre, em ultima instância é isso: um fim a um longo processo doloroso e paralisador da vida. Uma outra definição para milagre é: uma intervenção divina no curso normal da natureza. Diante do exposto, considero...

 

Milagres não são alcançados por se dar “passos” específicos que os fazem acontecer, mas são eventos aleatórios e completamente fora de nosso controle. Foi o que aconteceu com o homem do texto.

 

Milagres não são recebidos por uma declaração positiva dos lábios, pois, se o poder de Deus não estiver no final desta ação, nada ocorrerá. Veja o caso da mulher do fluxo de sangue: sua declaração de fé nada faria, se o poder de Cristo não fluísse quando ela tocou suas vestes.

 

Milagres não são bênçãos advindas das promessas comuns e espirituais que Deus nos deu em sua Escritura, são fruto de uma vontade soberana e proposital. Nenhum milagre da Escritura ou fora dela foi produzido por vontade humana.

 

Os verdadeiros milagres, aqueles que esperamos em Deus, são experimentados pela fé paciente, não produzidos pela fé imediata. Cremos no Deus de milagres, cremos em milagres, esperamos milagres, que procedem do Dono de tudo, inclusive do momento no qual eles acontecem. Milagres existem e acontecem!

 

“Fiel é aquele que os chama, o qual também o fará.”

1 Tessalonicenses 5:24

 

Carlos Carvalho

Bispo da Comunidade Batista Bíblica

Segunda, 4 de maio de 2020.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão Diário 224

O CAMINHO DA RIQUEZA PESSOAL, material e espiritual

PLANO DE LEITURA BÍBLICA