O Maior dos Mandamentos

O MAIOR DOS MANDAMENTOS

 

(28) Chegando um dos escribas, que ouviu a discussão entre eles e viu que Jesus tinha dado uma boa resposta, perguntou-lhe: — Qual é o principal de todos os mandamentos?

(29) Jesus respondeu: — O principal é: “Escute, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor!

(30) Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força.”

Marcos 12 (NAA)

 

MANDAMENTOS são uma realidade no trato de Deus com os seres humanos. Não podemos viver sem eles. Mandamentos são regras, são comandos, mas antes de qualquer coisa, um mandamento é a expressa vontade de Deus para aquele ou aquela que acredita nEle. A vontade do Criador é manifesta aos homens por meio daquilo que Ele ordena.

Amar a Deus é o mesmo que servir, que prestar culto, que honrar e que adorar. Essas palavras são sinônimas na Escritura Sagrada. Amar a Deus envolve o nosso coração (o espirito humano), a alma (a sede das emoções, vontades e desejos), o entendimento (a mente, a lógica ou a razão) e a força (o corpo inteiro).

Colocar o Eterno Deus em seu devido lugar não é uma coisa simples e fácil, como quando mudamos um objeto de lugar, mas todo o nosso ser precisa compreender a dimensão desse ato. Ao mesmo tempo, isso não é algo que acontece automaticamente ou mecanicamente, mas a nossa consciência tem um papel enorme neste esforço.

Às vezes, nós ou nossos amigos e conhecidos, perguntamos como o escriba do texto sobre as coisas espirituais ou sobre o que é mais importante, porém, lá no fundo, não desejamos ouvir uma resposta como a que Jesus deu. Queremos “servir e amar” a Deus, mas nos nossos termos, de acordo com as nossas prioridades, só que isso não é possível.

Eis diante de nós o maior de todos os desafios neste mundo: Obedecer ao maior de todos os mandamentos de Deus. Temos a escolha de rejeitar um mandamento, de desobedecê-lo, mas não possuímos o direito de evitar os danos das consequências de nossos atos.

 

PERGUNTAS PARA REFLEXÃO:

 

1.      Se você imaginar sua relação com Deus como uma escada de degraus, você diria que seu amor e envolvimento com Ele têm crescido ao passar do tempo?

 

2.      Da mesma maneira que na questão anterior, você diria que seu serviço a Deus, seja na igreja local (funções ou ministérios) e na sociedade (talentos e missão de vida), têm igualmente crescido ou melhorado em qualidade?

 

3.      Levando em consideração toda a demanda da sua vida como, trabalho/carreira, família, igreja e lazer, qual percentual você daria a si mesmo(a) no qual demonstra o real lugar de Deus?

 

4.      Quanto você considera que precisa mudar ou melhorar para, ao menos, considerar satisfatória sua vida de amor a Deus e seu serviço a Ele?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pão Diário 224

O CAMINHO DA RIQUEZA PESSOAL, material e espiritual

PLANO DE LEITURA BÍBLICA