Postagens

Mostrando postagens de junho, 2020

Pão Diário 144

Imagem
Pão Diário 144 Dia de proteção e de paz do Eterno em tua vida:   “Quanto a mim, porém, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu invejava os arrogantes, ao ver a prosperidade dos maus.” (Salmos 73:2,3)   Este Salmo deveria ser leitura obrigatória a qualquer pessoa que faz declaração de amar e servir ao Eterno. Aqui está a representação de muitos cristãos hoje, quando cometem dois grandes equívocos. Primeiro, olham sua vida, e, consequentemente seus problemas, na perspectiva do outro, sempre fazendo comparações entre si e os que não servem a Deus. A segunda, imaginam que os ímpios e maus em sua riqueza e prosperidade, não passam por nada, nada sofrem e sempre estão perfeitamente bem. Por causa disso, muitos até pensam em desistir de sua caminhada de fé. Foi o que o próprio salmista descreveu quando cometeu os mesmos erros de percepção. Mas ai, ele entrou no santuário e foi orar e meditar. Seu equívoco se desfez, sua percepção foi c

Pão Diário 143

Imagem
Pão Diário 143 Dia pleno de proteção, graça e paz em tua vida:   “Então Balaque disse a Balaão: — O que foi que você me fez? Eu o chamei para amaldiçoar os meus inimigos, mas eis que você somente os abençoou.” (Números 23:11)   Balaque representa aquele tipo de pessoa que está disposta a fazer qualquer coisa que for preciso para alcançar seus objetivos. Não importa se seja ilegal, comprometedora, corrupta ou maligna. Gente assim, se necessário for, como imaginam, recorrem até mesmo às artes mágicas, ao misticismo ou ao ocultismo a fim de garantir o sucesso em sua empreitada. Não respeitam a ninguém, consideram a todos como inimigos que estão entre eles(as) e seus planos, usariam ou abusariam de qualquer um para as suas finalidades, passariam literalmente por cima de qualquer pessoa, pois, como se dizia antigamente: “Quem tiver unhas maiores é quem sobe às paredes”. Afastar-se completamente de gente deste quilate é uma das maiores vitórias de nossas vidas. Afastar-se, não odiá

A FÓRMULA DA DESTRUIÇÃO DE QUALQUER UM

Imagem
A FÓRMULA DA DESTRUIÇÃO DE QUALQUER UM   “Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem Lei.” 2 Crônicas 15:3   É grave e sério, mas verdadeiro. Esta é a receita para a destruição a médio e longo prazo na existência de qualquer pessoa, cidade ou nação. O texto é antigo, porém, as verdades nele, incontestáveis em qualquer época. A tríplice sustentação espiritual programada pelo Eterno jamais poderia ser quebrada, quando fazemos isso, os resultados são danosos e altamente destrutivos. SEM O VERDADEIRO DEUS . Indica duas coisas: que existem os falsos deuses, e certamente enganam os que não reconhecem o verdadeiro, e que esta deveria ser a principal preocupação de qualquer um(a), saber se tem em sua vida essa premissa. SEM SACERDOTE QUE ENSINE . Um povo sem líderes verdadeiros, sem pastores vocacionados por Deus e sem mestres responsáveis que os ensine o caminho da Verdade e que lhes proclame a vontade do Altíssimo, está fadado ao fr

Pão Diário 142

Imagem
Pão Diário 142 Dia de vitórias e de graça e paz:   “Que o rei julgue os aflitos do povo, salve os filhos dos necessitados e esmague o opressor.” (Salmos 72:4)   Este é o maior papel do governante: agir a favor dos aflitos, trabalhar pela mitigação das necessidades e coibir os opressores de seu povo. Este Salmo ainda diz mais: “Porque ele livra os necessitados que pedem socorro, e também os aflitos e aqueles que não têm quem os ajude. Ele se compadece dos fracos e dos necessitados e salva a alma dos que precisam de auxílio. Ele os redime da opressão e da violência, e precioso lhe é o sangue deles.” (v.12-14) Pode nos parecer uma grande utopia, dada as situações de nosso mundo e país atual, mas este é um ideal a ser perseguido enquanto pudermos fazer algo.   Estamos seguindo nosso Plano de Leitura da Bíblia. Que o Espírito Santo lhe dê mais entendimento na meditação dele...  

Pão Diário 141

Imagem
Pão Diário 141 Graça e paz plenas neste dia em tua vida:   “O Senhor disse também a Arão: — Na terra deles você não terá nenhuma herança e, no meio deles, você não terá nenhuma porção. Eu sou a sua porção e a sua herança no meio dos filhos de Israel.” (Números 18:20)   Quando o Eterno escolheu uma família e uma linhagem de pessoas para lhe servir exclusivamente no sacerdócio em favor do povo, Ele também determinou que esta família e linhagem não possuíssem propriedades ou terras, pois todo o sustento, provisão e todas as coisas que precisassem viria do povo de Deus. Para essas pessoas, o próprio Deus seria sua única e maior riqueza na vida. Como é bom quando chegamos a esse nível de sabedoria e entendimento de que Ele é a única e a mais importante coisa para nós. Ele é o primeiro lugar de fato e nada compete com esse amor por Ele. Quando chegamos neste ponto, tudo se torna melhor e diferente ao mesmo tempo.   Estamos seguindo nosso Plano de Leitura da Bíblia. Que o Espíri

Pão Diário 140

Imagem
Pão Diário 140 Dia pleno em graça e paz dEle em tua vida:   “Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus, a minha confiança desde a minha mocidade.  Em ti eu tenho me apoiado desde o meu nascimento; tu me tiraste do ventre materno. A ti se dirige constantemente o meu louvor. [...] Não me rejeites na minha velhice; quando me faltarem as forças, não me desampares.” (Salmos 71:5-9)   Caminhar com o Eterno não é um projeto de meia vida, de alguns anos ou período, mas uma jornada de vida toda desde a infância. Como a vida das pessoas e do mundo todo seriam completamente diferentes e prósperas se desde cedo fossem levadas a conhecerem a vontade de Deus, sua Palavra, seus princípios, seu propósito e seu Cristo. É tão fácil notar como a humanidade se corrói, de autodestrói, se sabota dia após dia, pelo simples fato de continuar se afastando de Deus. A crença no Altíssimo é parte essencial de uma vida que espera pelo melhor sempre, aqui ou na eternidade.   Estamos seguindo nosso Pla

Pão Diário 139

Imagem
Pão Diário 139 Dia de graça, amor e paz de Cristo em sua vida:   “e se ajuntaram contra Moisés e contra Arão e lhes disseram: — Basta! Toda a congregação é santa, cada um deles é santo, e o Senhor está no meio deles. Por que, então, vocês se exaltam sobre a congregação do Senhor?” (Números 16:3)   Se você ler este capítulo verá o peso, a confusão e as consequências desastrosas que a rebelião e a insurgência trazem. Em todas as épocas, famílias, sociedades, empresas e mesmo igrejas, sempre houveram (e ainda há) aqueles ou aquelas que rejeitam, falam mal e se insurgem contra as autoridades, contra as hierarquias, contra os líderes e até contra seus pais. A questão não reside na rejeição em si, e sim, se esta é justificada, não por sentimentos e preferências pessoais, mas por verdadeiras e concretas ilegalidades, iniquidades e corrupção das pessoas em posição de dignidade. Neste caso específico, essa rebelião levou à morte mais de 14.000 pessoas, como resultado direto dessas açõ

Pão Diário 138

Imagem
Pão Diário 138 Dia de bênçãos e proteção do Eterno em tua vida:   “Eu, porém, estou aflito e necessitado; apressa-te por mim, ó Deus. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; Senhor, não te detenhas.” (Salmos 70:5)   Algumas vezes, o estado de aflição e necessidade que passamos é, por nós, considerado tão intenso que quando falamos com o Eterno, pedimos que Ele se apresse em seu socorro. É precisamente nestes momentos que nossa confiança e declaração de fé no auxílio de Deus não deve fraquejar. A diferença entre sair mais rapidamente dessas situações e permanecer mais tempo que o necessário nelas está em nossa fé. É essencial acreditar e declarar que o Altíssimo é nossa fonte de segurança e socorro, do contrário, nada ocorrerá.   Estamos seguindo nosso Plano de Leitura da Bíblia. Que o Espírito Santo lhe dê mais entendimento na meditação dele...  

Pão Diário 137

Imagem
Pão Diário 137 Dia de graça e plena paz de Cristo em tua vida:   “Será que fui eu quem concebeu todo este povo? Será que fui eu quem o deu à luz, para que me digas que o leve no colo, como a babá leva a criança que mama, até a terra que prometeste dar a seus pais?” (Números 11:12)   Este capítulo do livro de Números é riquíssimo em lições. Como foi com Moisés aqui, em alguns momentos de nossas vidas ficamos cansados de levar pessoas “nas costas” – como dizemos no Brasil – principalmente quando percebemos que, ao longo do tempo, estas pessoas que cuidamos e “carregamos” não correspondem positivamente ao esforço amoroso que fazemos por elas. Quando se chega neste ponto, sempre será um momento delicado, pois o Senhor não nos autoriza a deixá-las pelo caminho por uma decisão nossa, e precisaremos de estratégias para continuar a fazer o trabalho. Aqui, o Eterno pediu que Moisés separasse 70 homens e lhes capacitou para serem auxiliares dele. Sempre haverá em Deus uma saída para qu

Pão Diário 136

Imagem
Pão Diário 136 Dia de proteção e bênçãos do Eterno em tua vida:   “Moisés insistiu: — Por favor, não nos deixe, porque você sabe que devemos acampar no deserto; e você nos servirá de guia.” (Números 10:31)   Algumas pessoas são extremamente necessárias em nossas vidas ou empreendimentos. Elas têm conhecimento de causa, são experimentadas nas situações, conhecem as nuances do sistema, sabem por onde se deve andar e possuem discernimento acurado acerca das corretas tomadas de decisões. Assim como Moisés, em seu maior desafio na vida, precisou da experiência de Hobabe, seu cunhado, nós também, durante nossa caminhada, precisaremos ouvir e nos aconselhar com pessoas mais sábias que nós.   Deixe que o Santo Espírito lhe dê mais entendimento na leitura de nosso Plano de Leitura da Escritura.  

Pão Diário 135

Imagem
Pão Diário 135 Dia pleno em graça e paz dEle em tua vida:   “Isto é o que diz respeito aos levitas: da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o seu serviço na tenda do encontro; mas a partir da idade de cinquenta anos deixarão de estar a serviço e não mais servirão; porém ajudarão os seus irmãos na tenda do encontro, no que diz respeito ao cargo deles; não terão mais serviço. Assim você fará com os levitas quanto aos seus deveres.” (Números 8:24-26)   Até na Antiguidade, no início da trajetória do povo de Deus, quando foram libertos da escravidão do Egito, o Eterno já havia pensado num plano de aposentadoria para os que trabalhavam no Tabernáculo, e isto certamente continuou quando o Templo foi construído. Esta é um ponto interessante: os que fizessem 50 anos de idade, deixariam o trabalho, pois já teriam contribuído com ele por 25 anos diretos, mas, não ficariam ociosos pelo resto da vida, sendo alocados, por causa de sua experiência, para auxiliar e en

Pão Diário 134

Imagem
Pão Diário 134 Dia de proteção e paz do Senhor em tua vida:   “Quando Moisés entrava na tenda do encontro para falar com o Senhor, ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que está sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim lhe falava.” (Números 7:89)   Desde o início da humanidade o Altíssimo estabeleceu maneiras de se comunicar com os seres humanos. O Eterno jamais intencionou não falar com os seus escolhidos ou com o seu povo. Ele sempre iniciou o processo de comunicação, nunca deixando de prover meios para nos indicar claramente a sua vontade. Hoje possuímos diversos destes meios, os mais importantes são o seu Espírito e a sua Palavra. Não temos desculpas. Deus é um Deus de comunicação.   Deixe que o Santo Espírito lhe dê mais entendimento na leitura de nosso Plano de Leitura da Escritura.

Pão Diário 133

Imagem
Pão Diário 133 Dia de graça e paz de Cristo em tua vida:   “O Senhor os abençoe e os guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vocês e tenha misericórdia de vocês; o Senhor sobre vocês levante o seu rosto e lhes dê a paz.” (Números 6:24-26)   Esta era a famosíssima Bênção Sacerdotal. Não há declaração mais simples e completa do que esta oração nas Escrituras hebraicas. Ela nos abençoa com tudo o que o ser humano de fato mais necessita: Favor de Deus, proteção, luz, misericórdia divina e paz. Estas bênçãos se tornam a maior riqueza de uma pessoa. Por isso os judeus há séculos são tão prósperos, mesmo quando tentaram destruí-los, milagrosamente se recuperam e crescem novamente. É benéfico servir a esse Deus Altíssimo.     Estamos seguindo nosso Plano de Leitura da Bíblia. Que o Espírito Santo lhe dê mais entendimento na meditação dele...  

Pão Diário 132

Imagem
Pão Diário 132 Dia pleno de vida e paz:   “Conte os filhos de Levi, segundo a casa de seus pais, pelas suas famílias; conte todo homem da idade de um mês para cima.” (Números 3:15)   Neste capítulo, o Eterno ordena que Moisés e Arão contem cada homem da tribo escolhida para serem sacerdotes do templo móvel no deserto, com a finalidade de separar cada família para uma função específica no trabalho diário. Esta é a primeira vez que o que consideramos como divisão do trabalho aparece na Escritura. No reino de Deus e na sociedade as coisas só funcionam adequadamente quando há essa divisão de trabalho. Cada um fazendo o seu papel, cumprindo sua missão de vida, sabendo qual o seu lugar no mundo e trabalhando diariamente com excelência na função que ocupa no momento, transformam beneficamente qualquer cidade, nação e organização, seja pública, privada ou religiosa em um lugar especial.   Estamos seguindo nosso Plano de Leitura da Bíblia. Que o Espírito Santo lhe dê mais entendim

Pão Diário 131

Imagem
Pão Diário 131 Dia de proteção, de graça e paz em tua vida:   “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o Senhor, está o escaparmos da morte.” (Salmos 68:19,20)   Somente os que experimentam uma fé firme e constante sabem o que textos assim significam. Todos os seres humanos necessitam em algum momento de alívio, de libertação e de livramentos de morte. Estas bênçãos, gostemos ou não de dizer isso, estão disponíveis aos verdadeiros filhos e filhas do Eterno. Quem tem a Cristo como Senhor e Salvador, recebe dele estes benefícios constantemente. Isto não quer dizer que Deus impede estas circunstâncias de acontecerem, mas que nelas, podemos, pela fé nele, cada um(a) de nós, em nossa realidade pessoal, experimentar alívio, libertação e livramentos.   Estamos seguindo nosso Plano de Leitura da Bíblia. Que o Espírito Santo lhe dê mais entendimento na meditação dele...  

Pão Diário 130

Imagem
Pão Diário 130 Dia de vitórias, graça e paz em sua vida:   “Assim fizeram os filhos de Israel. Segundo tudo o que o Senhor havia ordenado a Moisés, assim o fizeram.” (Números 1:54)   Deus nunca foi um ser de meias palavras, de ordens confusas ou de não deixar claro o que queria ou quer. Isso é maravilhoso nEle porque nós, nem temos desculpas de não conhecer a sua vontade, tampouco de declarar que Ele não foi claro ou específico conosco. O Eterno sempre foi detalhista e preciso. Hoje, com todo o conhecimento da Escritura à nossa disposição, posta em uma coleção de livros definidos (até dois mil anos atrás ninguém tinha isso), jamais poderemos abrir os nossos lábios e dizer que é difícil saber qual seja a vontade de Deus.   Estamos seguindo nosso Plano de Leitura da Bíblia. Que o Espírito Santo lhe dê mais entendimento na meditação dele...  

Pão Diário 129

Imagem
Pão Diário 129 Graça e paz, povo bendito de Deus:   “Porém ele, sacudindo a víbora no fogo, não sofreu mal nenhum. Mas eles esperavam que Paulo viesse a inchar ou a cair morto de repente. Depois de muito esperar, vendo que nada de anormal lhe acontecia, mudando de opinião, diziam que ele era um deus.” (Atos 28:5,6)   Este sempre foi e é um dos grandes problemas da humanidade: sua crendice. Crendice é definida como crença de cunho supersticioso ou qualquer superstição de origem popular. As pessoas do texto, esperavam que Paulo morresse após ser picado por uma cobra mortal, mas Deus não permitiu. O veneno não teve ação em seu corpo, e, o resultado, foi que mudaram de opinião. Antes pensavam que a Justiça o estava punindo, pois, mesmo tendo sido salvo do mar, ela havia encontrado um meio de matá-lo com uma víbora. Agora, ele só podia ser um deus ou semideus, pois a morte não o afetou. Até os nossos dias os seres humanos optam por coisas assim. Preferem acreditar em superstições,

Pão Diário 127

Imagem
Pão Diário 128 Dia de plena graça e paz dEle para você:   “(22) Mas agora aconselho que tenham coragem, porque nenhuma vida se perderá, mas somente o navio. (23) Porque, esta mesma noite, um anjo do Deus a quem pertenço e a quem sirvo, esteve comigo, (24) dizendo: ‘Paulo, não tenha medo! É preciso que você compareça diante de César, e eis que Deus, por sua graça, lhe deu todos os que navegam com você.’ (25) Portanto, senhores, tenham coragem! Pois eu confio em Deus que tudo vai acontecer conforme me foi dito.” (Atos 27:22-25)   Amo muito esta passagem bíblica. Ela é incrível. Ela representa tudo o quanto pregamos sobre Cristo, Deus e de como Ele age em nossas vidas. Esta é a nossa confiança: sabemos a Quem pertencemos, Ele envia seus anjos a servir apenas aos seus filhos legítimos, Ele tem uma vontade específica para seus escolhidos, as pessoas que não servem a Ele são protegidas por nossa causa, tudo é por sua graça e Ele cumpre exatamente o que diz. Esse é o nosso Deus. Val

O Maior dos Mandamentos

Imagem
O MAIOR DOS MANDAMENTOS   (28) Chegando um dos escribas, que ouviu a discussão entre eles e viu que Jesus tinha dado uma boa resposta, perguntou-lhe: — Qual é o principal de todos os mandamentos? (29) Jesus respondeu: — O principal é: “Escute, ó Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor! (30) Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força.” Marcos 12 (NAA)   MANDAMENTOS são uma realidade no trato de Deus com os seres humanos. Não podemos viver sem eles. Mandamentos são regras, são comandos, mas antes de qualquer coisa, um mandamento é a expressa vontade de Deus para aquele ou aquela que acredita nEle. A vontade do Criador é manifesta aos homens por meio daquilo que Ele ordena. Amar a Deus é o mesmo que servir, que prestar culto, que honrar e que adorar. Essas palavras são sinônimas na Escritura Sagrada. Amar a Deus envolve o nosso coração (o espirito humano), a alma (a sede das emoções, vontades

Pão Diário 127

Imagem
Pão Diário 127 Dia pleno em graça e paz do Eterno em sua vida:   “Então perguntei: ‘Senhor, o que devo fazer?’ E o Senhor me disse: ‘Levante-se, entre em Damasco, onde lhe dirão tudo o que você precisa fazer.’” (Atos 22:10)   Perguntas precisam de respostas. Todos fazemos certas perguntas durante a vida. Elas são sérias e pedem igualmente uma resposta à altura. As maiores perguntas a fazer ao Altíssimo não são sobre os mistérios do universo e da vida, mas as perguntas de destino. Estas são as mais importantes porque as suas respostas destravam nossas vidas, nos focam no futuro e na missão que recebemos dEle. As nossas perguntas de destino não serão respondidas por livros, pela Academia ou pela Igreja, estas três coisas são extremamente importantes em nossas vidas, mas é o próprio Senhor quem deseja nos responder a estas questões. Quando a resposta vem dEle, não temos como falhar ou fracassar na vida.   Deixe que o Espírito Santo lhe traga mais sabedoria e discernimento na

Pão Diário 126

Imagem
Pão Diário 126 Dia de proteção e vitórias em Deus:   “Bendito seja Deus, que não rejeitou a minha oração, nem afastou de mim a sua graça.” (Salmos 66:20)   Neste Salmo, o escritor se lembra de todos os momentos difíceis pelos quais passou ele e a sua nação debaixo do juiz e da permissão do Altíssimo. Muitos dos problemas e dramas que havia enfrentado era fruto de uma soberania divina que ele não compreendia totalmente, mas que continuava crendo na misericórdia de Deus. É assim mesmo, algumas coisas não vamos compreender, outras são permissão do Eterno, mas uma coisa é certa ao final, Ele não rejeita as nossas corretas orações e tampouco afasta de nós a sua graça. Ele é Deus.   Deixe que o Espírito Santo lhe traga mais sabedoria e discernimento na meditação de nosso Plano de Leitura anual da Bíblia.  

Pão Diário 125

Imagem
Pão Diário 125 Dia de vitórias e proteção do Senhor sobre ti:   “Eu sei que, depois da minha partida, aparecerão no meio de vocês lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que até mesmo entre vocês se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás de si.” (Atos 20:29,30)   Sei que algumas vezes, os textos que escolho para lhes falar não são os mais belos e aprazíveis, mas assim é a Escritura: ela nos fala o que realmente precisamos ouvir (ou ler). A preocupação de Paulo é a mesma dos pastores vocacionados pelo Senhor nestes dias. Tememos que estes “lobos vorazes” e “pervertidos” enganem o rebanho de Deus e lhes descaminhe a vida, destruindo-lhes a fé e a espiritualidade. Quando os exortamos a não assistirem, lerem ou ouvirem a maioria dos “conteúdos” deste século perdido, mesmo aquilo que aparenta ser de Deus, mas não é, estamos tentando preservar a mente sã e a espiritualidade real na vida do povo santo do Eterno. Esperamos que as ovelhas d

Pão Diário 124

Imagem
Pão Diário 124 Dia de graça e paz plenas do Senhor em tua vida:   “Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que habite nos teus átrios. Ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa — o teu santo templo.” (Salmos 65:4)   Deus em Cristo nos escolheu e nos elegeu nele antes da fundação do mundo. Ele nos aproximou de Si mesmo por graça e amor. Somente Ele pode satisfazer as necessidades mais profundas de nossas almas e assim o faz. Eu e você somos abençoados(as), felizes e benditos(as) por causa de Sua bondade eterna. São destes conhecimentos e declarações que nossas mentes devem estar cheias em todos os momentos, e, principalmente, naqueles mais difíceis e complicados. Creia e confesse a bondade dEle em sua vida hoje.   Deixe que o Espírito Santo lhe traga mais sabedoria e discernimento na meditação de nosso Plano de Leitura anual da Bíblia.